Danos estruturais causados pela infiltração

A infiltração é um dos maiores problemas que ocorrem nas construções. Muitas vezes começam como manchas nos cantos, bolhas e mofo, gerando um aspecto visual bastante desagradável.

Porém, o que muitas pessoas precisam se atentar é para o fato de que as infiltrações podem trazer consequências muito mais sérias para a edificação.

 

A grande maioria dos materiais utilizados nas construções são porosos.

Cada um em determinado grau, mas ainda assim apresentam espaços por onde a água se infiltra.

O concreto por exemplo, que é largamente utilizado nas construções no Brasil, apresenta um grau de porosidade relativamente alto, e se não houver uma impermeabilização bem feita, certamente vai ter problemas com infiltrações.

 

Nesse post vamos descobrir um pouco mais quais são os danos gerados nas estruturas das edificações causados pela infiltração.

 

Entendendo melhor o que é o concreto armado

Primeiramente, é preciso entender do que é constituída a estrutura de uma edificação.

As estruturas mais comuns nas edificações são as de concreto armado e estruturas metálicas.

 

O concreto armado tem essa denominação pois é composto de dois materiais: concreto + aço (chamado de “armadura”, daí deriva o conceito concreto armado).

 

O concreto (cimento, areia, brita e água) por si só é um material bastante resistente, porém, ele resiste bem apenas aos esforços de compressão. 

 

As malhas de aço são adicionadas para poder resistir aos outros esforços solicitantes, sendo o principal deles a flexão. 

Dessa forma, o conjunto concreto + aço torna a estrutura mais completa e mais resistente a todos os esforços a que ela estará sujeita.

 

concreto armado esforços solicitantes danos estruturais da infiltração

 

Como todos sabemos, os metais em geral são materiais que se oxidam facilmente.

Por esse motivo, a armadura de uma estrutura de concreto armado deve estar sempre longe de qualquer contato com a água, ar ou ambiente que favoreça a corrosão.

Quando, por qualquer motivo, existe a exposição da armadura ao ambiente, a estrutura como um todo pode ficar comprometida.

 

Problemas mais comuns causados pela infiltração no concreto armado

 

Corrosão da armadura

Para que não haja exposição da armadura, as normas brasileiras recomendam um cobrimento mínimo de concreto sobre as seções de aço, isto é, deve haver um volume mínimo de concreto ao redor da ferragem para evitar a corrosão.

Caso o cobrimento mínimo não seja respeitado, a estrutura corre sério risco de não atender às exigências técnicas.

 

Por motivos de falha de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”, e isso acaba expondo as armaduras.

Quando isso acontece, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência aos esforços solicitantes.

 

corrosão concreto armado danos estruturais da infiltração

 

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de patologia, justamente por ela ser uma das mais comuns.

Sempre que houver exposição de armadura, como na foto abaixo, é preciso entrar em contato com um profissional para que ele possa tomar as medidas necessárias.

 

Eflorescências devido a Lixiviação do Concreto

Talvez o termo lhe soe estranho, mas você pode já conhecer a aparência.

 

eflorescência lixiviação concreto armado danos estruturais da infiltração

 

As eflorescências são patologias muito comuns em reservatórios de água e estações de tratamento, mas podem ocorrer em qualquer situação em que haja água em um ambiente ou compartimento mal impermeabilizado.

 

O concreto é um material alcalino (ph variando entre 12 e 14), e são formados vários sais após a reação do cimento com a água durante o processo de cura.

No caso de reservatórios, piscinas, e estruturas similares, existe uma grande quantidade de água forçando as paredes do compartimento e que se infiltra pelos poros mal impermeabilizados.

 

O resultado é a reação dos sais com essa água e o surgimento de eflorescências na estrutura, normalmente da cor branca.

Essa patologia pode conferir uma perda de estabilidade do concreto, além de causar danos à armadura.

A eflorescência pode ser a porta de entrada para gases e os outros materiais que causam corrosão da estrutura, e por isso requer bastante atenção.

 

E além de todo problema estrutural, o resultado estético e visual das eflorescências é bastante desagradável.

 

Carbonatação

O ar é composto de diversos gases, entre eles o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico.

Com a penetração de ar nos poros do concreto, ou mesmo pelos espaços causados pelas lixiviação, em um ambiente úmido ocorre a reação de COcom os hidróxidos presentes no concreto e a consequente formação de carbonatos.

E a esse fenômeno é dado o nome de carbonatação.

 

carbonatação concreto armado danos estruturais da infiltração

 

O elevado pH do concreto é um fator de proteção das armaduras, pois torna o ambiente desfavorável a processos corrosivos.

A carbonatação gera uma significativa redução do pH do concreto, e consequentemente as armaduras ficam mais expostas.

 

Os processos de carbonatação são mais frequentes em regiões com umidade relativa do ar e temperaturas mais elevadas e avançam conforme uma maior incidência desses fatores.

 

Tanto a carbonatação quanto a lixiviação podem ser evitados quando o processo de impermeabilização é feito de maneira correta.

 

Impermeabilizar: a melhor solução

Os problemas estruturais causados pela infiltração de água são evitados quando é feito um dimensionamento correto dos elementos, execução acompanhada por profissionais e tudo isso aliado a uma boa impermeabilização.

 

Os processos de impermeabilização, quando mal feitos ou ignorados, geram muitos transtornos no futuro.

É preciso ficar atento.

 

Veja alguns posts que já fizemos sobre a importância da impermeabilização para evitar danos estruturais:

 

Impermeabilização moderna

Felizmente, existem hoje no mercado soluções modernas de impermeabilização para evitar os danos causados pela infiltração.

 

O Sistema Fibersals em poliéster flexível é uma solução adequada especialmente para reformas (já que é aplicado sobre a superfície existente, sem quebradeira). É indicado principalmente para quem vivencia os problemas descritos ou não quer correr o risco de passar por eles.

Com vantagem de ser leve e fácil de aplicar, não sobrecarregando a estrutura existente e eliminando as dores de cabeça das obras e reformas para refazer a impermeabilização.

Pode ser aplicado em diversas áreas, especialmente em terraços, lajes com trânsito de pessoas e/ou veículos, caixas d’água, piscinas e muito mais.

 

Já a Solução 100% Silicone é aplicada sem quebradeira em lajes técnicas, telhados, marquises e outras áreas sem trânsito frequente.

 

Ambas as soluções são oferecidas pela Fibersals com 15 anos de garantia contra infiltrações na área impermeabilizada.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização sem quebradeira


 

Quer conhecer mais a fundo o funcionamento do sistema de poliéster flexível? Clique e saiba mais!

Comentários

Comments are closed.