Como evitar brigas em reunião de condomínio

Se você é síndico e tem presenciado discussões acirradas e até mesmo brigas em reunião de condomínio, se acalme! Você não está sozinho! Esta situação se repete com muita frequência. Tanto, que até já existem no mercado cursos para síndicos se prepararem melhor para administrar conflitos.

Neste post, vamos abordar algumas dicas para você, como síndico, enfrentar essas ocasiões e agir como moderador dos desentendimentos.

 

Por que os conflitos acontecem?

Os níveis de compreensão sobre os mais variados assuntos são diferentes entre os condôminos. Uns entendem mais de tecnologia ou temas financeiros, enquanto outros sabem tudo sobre reformas e construção. Além disso, cada um tem seus próprios interesses e diferentes opiniões sobre as mesmas coisas. É neste cenário que acabam ocorrendo as divergências, os desentendimentos e os ânimos exaltados.

Por conta de tudo isso, é preciso conhecer alguns aspectos que ajudam os administradores de condomínios, síndicos e conselheiros a liderarem as reuniões com objetividade e a enfrentar discordâncias, longas discussões, e verdadeiros “barracos” entre os condôminos.

Para lidar com os conflitos em reuniões de condomínio improdutivas e desgastantes, o síndico deve adotar técnicas que amenizem as discordâncias, promovendo um ambiente no qual haja respeito às opiniões divergentes e onde os temas polêmicos sejam tratados de modo que prevaleça o consenso.

 

Dicas para síndicos lidarem com as brigas nas assembleias condominiaisbrigas em reunião de condomínio assembleia condominial discussão

  • Ouça sem julgamento prévio e chame os demais presentes na reunião para também fazerem o mesmo. A atitude do síndico é fundamental para contagiar o grupo. Ele deve inspirar e servir de exemplo para os demais.
  • Mantenha a calma e organize reuniões produtivas, estabelecendo tempo para cada um dos temas a serem tratados. Determine o horário para o fim da assembleia assim que ela começar. Estas três ações impedem as longas discussões que não levam a nada.
  • Procure antecipar os temas que podem causar divergências e interfira quando perceber que a questão está saindo do limite aceitável nos relacionamentos interpessoais. Uma ideia para se antecipar aos problemas é criar um livro para o registro de queixas. Desta forma, você sabe antes o que está incomodando e pode tratar com antecedência.
  • Gerencie os conflitos de forma construtiva e tente evitar desgastes emocionais para os envolvidos. Tome cuidado para não colocar mais lenha na fogueira!
  • Respeite a pauta da reunião e não permita que as pessoas abordem assuntos que não estão previstos.
  • Não coloque na ata, as situações ou os fatos que possam constranger um condômino. Lembre-se que até mesmo os conflitos precisam ser registrados, mas tomando cuidado para não expor ninguém.
  • Seja objetivo e procure não dar muito espaço para temas que podem gerar um clima agressivo e para as pessoas que costumam conturbar.
  • Quando houver temas polêmicos, por exemplo, certos regulamentos e regras, o melhor é encaminhar o assunto aos condôminos antes da realização da reunião. Isto dá tempo para ter conversas individuais esclarecedoras.
  • Se você perceber que há um conflito entre condôminos, a famosa briga de vizinhos, proponha uma conversa com eles fora da reunião. Você pode atuar como mediador e assim evitar que os problemas cheguem à próxima assembleia do condomínio.
  • Caso as brigas em reunião de condomínio sejam mais comuns quando o assunto é relativo a obras, leia este post, que tem 22 dicas essenciais para aprovar obras em assembleia.

E você? Agora se sente preparado para evitar e administrar brigas em reuniões de condomínio? Continue acompanhando nosso blog e encontre mais dicas de administração condominial!

Comentários

Comments are closed.