Como escolher uma empresa de impermeabilização para o prédio?

É muito normal acontecerem infiltrações nas áreas comuns do condomínio e o síndico, como responsável por resolver o problema, deve correr para buscar uma solução rápida e eficiente. Mas, antes de escolher por uma empresa de impermeabilização, é preciso alguns cuidados.

 

As infiltrações ocorrem em 83% dos condomínios, segundo pesquisas (veja nossos outros posts sobre o assunto).

Por isso, as chances de você ter este problema são grandes.

 

Quando surgem sinais como gotas no teto da garagem, mofos em áreas das paredes, alagamentos isolados na cobertura, é preciso agir rapidamente.

Para que não haja desgastes e desperdício de recursos financeiros – tão escassos hoje em dia -, é bom saber mais sobre algumas questões técnicas que envolvem a impermeabilização em condomínios.

 

Veja também:

 

Siga as dicas abaixo pra não ter dor de cabeça com o serviço prestado e com as reclamações dos condôminos.

 

Melhor prevenir que remediar

Na maioria dos casos, as infiltrações atingem as lajes dos apartamentos de cobertura, garagens, jardins e fachadas.

Para se antecipar aos problemas, o melhor é agir de forma preventiva, ou seja, programe vistorias periódicas porque corrigindo os danos assim que eles aparecem, os custos para reparação serão menores.

 

O ideal é programar manutenções constantes no condomínio, lembrando que a execução de serviços de impermeabilização e reparos deve ocorrer após os períodos de chuvas.

 

Outra medida importante de prevenção é fazer uma profunda limpeza nas calhas, nos condutores de águas pluviais e nos drenos das floreiras dos apartamentos, a cada seis meses. Se o escoamento das águas não for prejudicado por entupimentos, as chances de aparecer infiltrações diminuem.

 

Alguns aspectos que danificam a impermeabilização são os cupins que agem embaixo da terra, a ação natural do tempo, os movimentos da estrutura da edificação, a passagem constante dos veículos sobre a superfície impermeabilizada e as raízes profundas de algumas plantas, entre outros.

 

contratar empresa de impermeabilização

Cuidados antes de contratar uma empresa de impermeabilização

Já que somente a impermeabilização é capaz de proteger devidamente a estrutura do prédio e agora você já conhece os itens técnicos, vamos às dicas que devem ser levadas em conta na hora de contratar uma empresa para resolver os problemas de infiltração.

 

  • Para entender a causa raiz da infiltração, vale a pena contratar os serviços de um engenheiro independente. Ele fará uma inspeção prévia de forma a diminuir os riscos de a empresa contratada atuar somente nos sintomas e não na causa;

 

  • Ao buscar uma empresa de impermeabilização, certifique-se quanto a ela fazer uma inspeção gratuita para avaliar as áreas que apresentam vazamentos;

 

  • Peça que depois da avaliação, ela entregue um orçamento detalhando o que será feito, qual o material utilizado e o custo total do serviço com prazo para conclusão. Apresente este documento numa reunião extraordinária do condomínio;

 

  • Exija que a empresa contratada lhe dê garantias para o caso de as infiltrações voltarem ou o trabalho não for bem feito, causando qualquer outra dificuldade.

 

  • Repare, ainda, se a empresa orçou o serviço completo ou se depois, você terá que fazer orçamentos complementares de remoção e de colocação de um novo piso, por exemplo;

 

  • E um último cuidado: antes de contratar a empresa, peça para ver o registro da mesma no CREA e o atestado de treinamento específico, como a NR 35, norma de segurança relacionada à trabalhos em altura. Pergunte, ainda, se os produtos impermeabilizantes que a empresa vai usar seguem as Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para saber todos os documentos que você deve exigir, leia nosso post.

 

Agora você se sente mais bem preparado para contratar uma empresa de impermeabilização quando for necessário? Se ainda tiver dúvidas, mande pra gente.

Comentários

Comments are closed.