6 dicas para não desperdiçar água na piscina neste verão

Com a chegada do calor, os dias escurecendo mais tarde por causa do horário de verão em alguns estados, é natural que a frequência nas piscinas dos condomínios aumente. Além de reforçar as medidas de segurança quanto ao uso da piscina, o síndico deve se atentar, também, no sentido de evitar o desperdício de água com reposição constante. Uma iniciativa fundamental é garantir que não haja vazamento na piscina e infiltração, fazendo uma impermeabilização adequada. Veja esta e outras dicas neste post.

 

Evitando o gasto excessivo e o desperdício de água da piscina no verão, se alcança dois objetivos importantes. O primeiro é evitar que as contas do condomínio se elevem neste período e o segundo é economizar água, este precioso bem do planeta. Tais cuidados são simples e o consumo de água gerado pela piscina pode chegar a ser insignificante.

 

6 dicas de como não desperdiçar água na piscina neste verão

não desperdicar água na piscina vazamento infiltração

 

1. Use capa enquanto a piscina não estiver em uso

As capas para piscinas cobrem toda a superfície da água de forma que não haja tanta evaporação. Isso sem falar que, enquanto estão cobertas, não estão vulneráveis às sujeiras comuns nos espaços abertos.

O mercado oferece desde capas mais simples – que causam um pouco mais de dificuldade na hora de colocar e tirar -, até as chamadas retráteis, que são automáticas, bonitas e ainda proporcionam muita segurança para crianças e animais de estimação não caírem lá dentro.

 

2. Desligue fontes e quedas d’água

Muitas vezes, por esquecimento ou falta de organização na distribuição de tarefas entre os funcionários do condomínio, as fontes, esguichos e quedas d’água acabam ficando ligadas à noite por horas a fio sem que ninguém esteja aproveitando isso.

A água em movimento evapora com mais facilidade, principalmente quando as temperaturas estão altas. Por isso, é importante que no término do horário de uso das piscinas, um responsável feche todas as quedas d’água, diariamente.

 

3. Diminua drasticamente o consumo de energia

Em relação ao consumo de energia, hoje em dia estão cada vez mais comuns, as bombas e os sistemas de aquecimento que funcionam por meio do uso de energia solar. Várias empresas são especializadas nisso. Vale a pena uma pesquisa e uma análise completa sobre o tema, a ser aprovado em assembleia, com o argumento que este aspecto diminui significativamente o impacto gerado pela piscina nas contas do final do mês. Saiba mais:

 

4. Reutilize a água adotando o sistema de retrolavagem

Um filtro constantemente limpo significa um ponto fundamental para que a piscina não represente um gasto muito elevado de água. Isto porque esse filtro pode garantir a retrolavagem ou a filtragem da água, usando diversas vezes o mesmo volume hídrico. Isso economiza drasticamente o consumo. Veja também:

 

5. Oriente usuários sobre os pulos na piscina

Você já reparou a quantidade água que sai da piscina  quando alguém vem correndo e dá aquele salto tipo “bomba” na água? E quando isso é feito por uma corrente humana, ou seja, com várias pessoas de mãos dadas, pulando ao mesmo tempo?

Oriente os usuários sobre esta prática. Apesar de divertida, ela é perigosa – alguém pode escorregar, cair e mesmo assim ser puxado pra dentro da piscina -, e causa um desperdício completamente desnecessário.

 

6. Evite vazamentos

Somente uma impermeabilização feita de forma adequada para evitar vazamentos na piscina que causam perda constante no volume de água. Faça inspeções constantes para avaliar se está tudo em ordem e não espere a constatação de vazamento para tomar providências emergenciais e, por isso mesmo, muito mais caras.

Temos aqui no blog um post completo sobre impermeabilização em piscinas, que também trata da diferenciação entre vazamento e evaporação, vale a pena conferir.

Às vezes, as infiltrações já estão ocorrendo em um condomínio há bastante tempo. Se você está pesquisando e buscando indicações para resolver este problema, você precisa conhecer um sistema moderno e sem quebradeira. A Fibersals oferece uma solução definitiva de impermeabilização, com 15 anos de garantia e sem a necessidade de quebrar o revestimento da piscina. Saiba mais sobre o Sistema FIbersals.

Não hesite em tomar as providências citadas acima para não desperdiçar água na piscina neste verão. E para se livrar de vez das infiltrações, consulte a Fibersals e faça um orçamento de impermeabilização!

Comentários

Comments are closed.