4 maneiras de aproveitar melhor a laje da sua casa

A laje residencial não serve só para abrigar equipamentos de ar condicionado. Pode virar jardim ou horta, desde que impermeabilizada corretamente e com aval de engenheiro por causa do peso extra. Também pode servir como área de lazer, entre outras utilidades bem interessantes. O que não dá é para desperdiçar espaço.

Claro que vai depender da metragem que você tem na sua laje, mas por menor que seja, com um pouco de criatividade, você poderá transformar um espaço ocioso em um ambiente útil e aconchegante. Se você gostou da sugestão que demos na abertura deste post e resolver fazer um jardim suspenso na sua laje, programando um verdadeira horta para consumo próprio, veja algumas dicas interessantes.

 

4 maneiras de aproveitar melhor a laje da sua casa

 

1. Banho de sol e mergulho

laje residencial como usar a laje

A laje pode ser transformada numa gostosa área de lazer com piscina ou spa e solarium. Para isso, será necessário avaliar como é a incidência da luz no local. Às vezes, a casa pode ter prédios altos em volta o que inviabiliza o sol direto ao longo do dia. Neste caso, você vai precisar separar um bom investimento no mobliário e na decoração.

 

2. Reunião de família ou amigos na área gourmet

laje residencial como usar a laje área gourmet

Além da cozinha dentro de casa, ter um espaço gourmet é uma excelente opção para famílias grandes curtirem um almoço ou jantar e para reunir os amigos em volta da mesa. Além dos móveis e eletrodomésticos, você vai precisar de uma bancada com churrasqueira e/ou forno de pizza. Se não quiser fazer este último investimento, a dica é comprar uma churrasqueira portátil dos modelos vendidos em supermercados.

 

3. Área de serviço e lavanderia

laje residencial como usar a laje

Além da que você já tem, que tal ter uma área de serviço extra com uma bancada com tanque, lavadora, secadora e os bons e velhos varais que aproveitam o vento e o sol disponíveis, deixando as roupas com aquele cheirinho de limpeza.

 

4. Um bom livro e o pensamento lá em você!

laje residencial como usar a laje

Quem não tem seus momentos onde tudo que mais quer é um pouco de silêncio e sossego para ler um bom livro e tirar aquela cochilada sem ser interrompido? Sim, sua laje pode ser transformada num ambiente propício para o relaxamento e a leitura. Escolha entre sofás confortáveis, redes ou até cadeiras de balanço. Decore com almofadas coloridas. Capriche numa luminosidade especial e pronto, está pronto o seu cantinho.

 

Tenha um projeto profissional de aproveitamento de espaço

Assim que optar por uma dessas opções, convoque um arquiteto ou engenheiro da sua confiança para que seja elaborado um projeto de aproveitamento de espaço, avaliando os detalhes da estrutura. Lembrando que há alguns tipos de lajes cuja função é somente fazer uma cobertura, não podendo ser ocupadas para outra finalidade sob risco de desabamento.

Essas condições da edificação precisam ser observadas por um profissional competente, que vai ajudar você a realmente tornar a laje num novo ambiente agradável. E se o novo espaço demandar a incorporação de um banheiro, cozinha ou lavanderia, como citamos nas dicas acima, será necessário que o projeto inclua toda parte hidráulica, de fornecimento de água e captação de esgoto.

Para reforçar a importância do projeto de reforma na sua casa ter a assinatura e o acompanhamento de um profissional especializado, seja ele um arquiteto ou engenheiro, recomendamos a leitura deste post.

Não se esqueça, ainda, de exigir do projeto, os detalhes relativos à segurança. Guarda-corpo (se for de vidro, use o de alta resistência, como temperado ou laminado), na altura adequada, fixação reforçada para evitar acidentes e gradis que evitem a passagem de intrusos pelas ferragens.

 

Em todas as opções, a laje tem que receber uma impermeabilização resistente e que evite infiltrações já que não haverá telhado para proteger o imóvel. Veja nosso guia completo sobre impermeabilização de lajes e tire todas as suas dúvidas.

Comentários

Comments are closed.